Crédito: IBM |
Nesta semana, a IBM lançou seu próprio serviço de armazenamento de dados baseado na nuvem, oferecendo às empresas a possibilidade de analisarem dados com tecnologias mais avançadas, e evitando problemas e atrasos oriundos do funcionamento de sistemas similares dentro das próprias companhias.
O IBM DashDB Enterprise MPP disponibiliza um serviço de data warehouse totalmente gerenciável, economizando custos para as organizações e aborrecimentos com dificuldades técnicas em se desenvolver um sistema similar.
Com o lançamento do serviço, a IBM entra em um mercado que já conta com o Redshift da Amazon, o SQL Data Warehouse da Microsoft, além de outros serviços oferecidos por startups, como a Snowflake Computing e Coolodata.
Um data warehouse oferece um local para formatação e armazenamento de dados para que se possa analisá-los profundamente, eliminando a necessidade da realização de tal análise no próprio banco de dados principal, o que gera atraso e diminuição no desempenho.
Segundo Derek Schoettle, gerente geral da IBM para serviços de dados na nuvem, o DashDB oferece uma solução ideal para empresas que querem buscar informações com base em dados muito pesados para serem executados em um banco de dados.
Graças à arquitetura MPP, o serviço da IBM consegue realizar trabalhos com um alto número de dados em um tempo muito mais rápido. Essa arquitetura permite que todo o conteúdo seja carregado na memória dos servidores para acelerar o tempo necessário para processar as consultas.
O serviço possui suporte para o portfólio de soluções de tecnologia de análise da IBM, como Watson Analytics, Cognos e Netezza. O DashDB também pode ser integrado a softwares de Business Intelligence de terceiros, como a Looker, a Aginity e a Tableau. Além disso, dados não estruturados em JSON (JavaScript Object Notation) podem ser utilizados no DashDB graças à integração com a tecnologia de banco de dados IBM Cloudant, adquirida pela empresa em 2014.
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