terça-feira, 14 de julho de 2015

Hadoop alavanca performance analítica

Crédito: Handoop
Otimizar custos com infraestrutura barata e armazenamento de dados em escala. Esse é um dos principais objetivos das organizações mundiais, independentemente do tamanho ou segmento de mercado. Para isso, as tecnologias estão convergindo com o objetivo de deixar os negócios cada vez mais automatizados. O próprio Gartner define esse momento como a nova geração de plataformas com mais inteligência na análise de informações e melhor performance no processamento.

Aqui entra em cena o Hadoop, mas ele divide o protagonismo da inteligência analítica com o in memory e o cloud computing. O Hadoop é um sistema aberto de armazenamento de dados e pode alavancar a performance das soluções analíticas. O in memory passou os dados do disco para a memória das máquinas, o que agiliza o processamento das informações. E o cloud, principalmente no modelo híbrido pague pelo uso, tem transformado o consumo de tecnologia das empresas.

Essas três tendências do mundo da TI fazem parte dessa nova geração de plataformas e vem pautando a atuação de grandes players do mercado, como é o caso do SAS. Segundo Rui Bueno e Rafael Aielo, gerentes de Soluções do SAS, as empresas têm adotado a filosofia de que o analytics precisa fazer parte de um ciclo, com poder de exploração rápida de dados e desenho de estratégias de análise.

“Se a organização não tem um modelo adequado para analisar dados com governança, ela pode perder dinheiro. O ideal é adicionar uma camada de inteligência analítica em plataformas Hadoop in memory para tirar proveito do dado fim a fim. Esse ciclo de análise tem recursos que organizam a informação mantendo o formato aberto de armazenamento com mais escalabilidade e agilidade na preparação dos dados”, apontam os especialistas.

Faça você mesmo

Ainda no universo do analytics, o Gartner também destacou a tendência da autonomia dos usuários de negócio em termos de compra e implementação de soluções analíticas. Isso faz com que os players de TI desenvolvam tecnologias mais amigáveis, que dão oportunidade do usuário realizar tarefas específicas sem a necessidade de treinamentos ou habilidades mais técnicas.

“Como o Hadoop é um otimizador de custos, ele permite uso de uma infraestrutura barata com armazenamento de dados em escala, tudo incluso com a computação em nuvem, que traz o benefício do pague pelo uso. Muitos varejistas, por exemplo, têm se beneficiado dessas tecnologias durante os silos de vendas em datas comemorativas”, explicam.

Mas não só o segmento de Varejo está mirando essas tecnologias. De acordo com os executivos do SAS grandes bancos brasileiros e operadoras de telecomunicações já estão experimentando os recursos do Hadoop em memória. Para alavancar esse mercado, o destaque do portfólio da empresa é o SAS Data Loader para Hadoop. 

Trata-se de uma interface intuitiva que permite um acesso self-service à gestão de dados. Ela permite aos usuários que não estão totalmente acostumados com estas ferramentas categorizar, gerenciar e higienizar os dados no cluster Hadoop e então carregá-los no SAS LASR Analytic Server para visualização e exploração futura. A solução foi lançada em maio deste ano e está disponível para todo mercado.


Fonte: Decison Report

Nenhum comentário:

Postar um comentário