Créditos: Google |
Na hora de escolher um smartphone ou tablet, o design ou a fama da marca normalmente seduz mais. Mas o importante mesmo é o sistema operacional, que dá vida ao aparelho e vai definir como os seus recursos serão utilizados. É por meio dele que os aplicativos irão interagir com você. Os três sistemas mais relevantes e utilizados pela maior parte dos celulares e tablets são o iOS, o Android e, em menor escala, o Windows. Por isso, a dúvida paira na hora de escolher o sistema mais adequado.
Para o administrador de banco de dados Paulo Henrique Silva, 37, é preciso ter cuidado na hora de fazer a opção, e levar em conta se é para tarefas profissionais ou só para diversão (uso doméstico), lembrando sempre dos sistemas que o usuário já utiliza em casa ou no trabalho.
“Dor de cabeça nós sempre teremos na hora de fazer uma escolha porque há sempre aquela dúvida cruel de qual sistema é melhor naquele momento. Um é mais rápido, o outro é mais seguro, já o outro mais robusto e aquele outro tem melhor custo-benefício”, explica. É por isso que Silva avalia ser missão complicada a fidelização a um único sistema nos dias de hoje. “As diferenças, vantagens e desvantagens encontradas nos diversos sistemas ofertados no mercado nos obriga a nos adaptarmos a todos eles”, recomenda.
Na avaliação do administrador, o Windows é popular, fácil de instalar e desinstalar programas, mas é muito vulnerável a vírus e outras pragas. “O iOS é muito bacana pela robustez, quase não há casos de vírus, é rápido, seguro, e o design é sempre atraente, mas o preço foge dos padrões populares. No smartphone, prefiro mesmo Android, que é mais rápido que o Windows, e os produtos são mais baratos”.
O ideal seria, segundo Silva, que todos os aplicativos desenvolvidos para computadores, tablets e smartphones funcionassem em todos os sistemas disponíveis no mercado. “Acho que não está longe de acontecer”, frisou.
Depende de cada um. Os especialistas são unânimes num ponto: não há como determinar com acerto qual é o melhor sistema operacional, mas discernir qual atenderá melhor às suas expectativas. Para o consultor em tecnologia Flávio Peixe, 41, cada vez mais as empresas estão trabalhando para garantir que os usuários tenham acesso a seus arquivos, seja no notebook, no tablet ou no celular. Por isso, diz não ver problemas em usar diferentes sistemas. “Tenho um iPhone 6 com iOS, um tablet Samsung Galaxy com Android e um notebook Windows. Uso os três sistemas, e acredito que a tendência é que, a cada atualização, as plataformas, apesar de diferentes, se comuniquem melhor entre si”, enfatizou o consultor. Ele ainda lembra que, com o uso do armazenamento em nuvem, quando as fotos ou músicas, por exemplo, ficam em serviços como o Google Drive, o iCloud ou o One Drive, é fácil compartilhar arquivos entre diferentes dispositivos, de diferentes sistemas.
Fonte: Jornal O Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário