sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Big Data auxilia área da saúde no tratamento de doenças complexas e epidemias

Google, IBM, EMC, Equinix (Alog) e Instituto D'Or participam de debate sobre o tema. Para a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) o Big Data promove tratamentos mais assertivos pelo acesso à pesquisa de informações e históricos relevantes
-
São Paulo, Setembro de 2015 - A análise do grande número de informações geradas sobre as incidências de doenças e dos tratamentos para a SBPC/ML tem a finalidade de estimular a saúde dos pacientes, por meio do cruzamento de informações, além de viabilizar avanços em pesquisa a cerca de enfermidades complicadas, como é o caso da AIDS, diferentes tipos de câncer e de epidemias.

O uso do Big Data pode, de maneira mais palpável, ser útil por meio de gadgets que em contato direto com o corpo do paciente, promovem o monitoramento da pressão arterial, glicemia, ritmo cardíacos, entre tantos outros. Estes dispositivos viabilizam o diagnóstico precoce de doenças como pressão alta e diabetes, por exemplo, por analisar os padrões em um período de tempo e que se confirmados por exames, aceleram o início do tratamento e mitigam possíveis sequelas ocorridas, caso o diagnóstico ocorra em uma fase tardia da doença.

O Big Data auxilia também no desenvolvimento de vacinas, porque permite que os pesquisadores estudem as variações do vírus, questão fundamental para que possam desenvolver uma vacina capaz de responder aos padrões de mutações, identificadas com a utilização de algoritmos disponíveis em bancos de dados públicos sobre determinada doença, como é o caso da AIDS. Ou para a pesquisa e cruzamento de casos similares de câncer, essencial para o tratamento de tipos menos comuns, como os infantis.

Em Fortaleza, no dia 30 de setembro, ocorre o 1º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (CBIL) que conta com atividade exclusiva para debater a importância do Big Data e suas implicações na medicina e reúne representantes de empresas de destaque na área de TI como Google, IBM, EMC, Instituto D'Or, GE Healthcare e Equinix (Alog). Ao final da atividade ocorre um debate a ser mediado por Carlos Ballarati, diretor da SBPC/ML e coordenador da programação científica do 1º CBIL, e Marcelo Silva, da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

"O Big Data é uma tecnologia que veio para modernizar o tratamento e diagnóstico de doenças. A solução possibilita, por exemplo, a análise de dados de pacientes a respeito de suas internações e diagnósticos registrados em uma determinada região, que podem ajudar a detectar em estágio inicial do surgimento de uma epidemia. A detecção precoce auxilia as autoridades na promoção de medidas preventivas, antes que a doença se espalhe para uma porção maior da população próxima desta área", explica Dr. Carlos Balarati, diretor da SBPC/ML e coordenador da programação científica do 1º CBIL.
-
Serviço - 49º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
Data:
29 de setembro a 2 de outubro
1º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial
Data:
30 de setembro
Como o Big Data vai revolucionar a medicina - Atividade exclusiva do 1º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (1ºCBIL)
Horário:
Entre 16h00 e 18h40m
Local: Talkshow - Sala 01
Palestrantes: Paulo Banevicius - IBM, Roberto Galvão - Google, Fábio Andreotti - EMC Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Karin Koogan Breitman - Equinix (Alog), Wellington Lordelo - Instituto D'Or
Moderadores: Carlos Ballarati (SBPC/ML) e Marcelo Silva (SBIS)
- GE Healthcare
Website do evento: http://www.cbpcml.org.br
-
Sobre a SBPC/ML
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário