Contar com uma infraestrutura de proteção de dados e acesso sem interrupções à internet tem se tornado algo cada vez mais importante para o crescimento de empresas do agronegócio. Na Agrometrika, especializada em serviços de rating e análise de crédito, não era diferente. Sediada em Vinhedo (SP), a empresa atende produtores rurais, tradings, cerealistas e cooperativas.
Um dos maiores problemas enfrentados pela empresa, que criou umaplataforma de análise de crédito, eram as oscilações e quedas do servidor, o que por vezes dificultava o acesso dos clientes ao sistema. “Acabava gerando um desgaste”, diz Fernando Pimentel, diretor comercial e de operações da Agrometrika. “Não sentíamos segurança em ampliar a base de atuação e expandir”. Pimentel começou a usar um sistema de armazenamento de dados em nuvem, o Microsoft Azure, da Microsoft, que se integra ao ambiente de TI da empresa e inclui recursos de criptografia de dados. O objetivo é assegurar a proteção dos ativos e deixá-los facilmente acessíveis.
Ao usar o Microsoft Azure, a Agrometrika pôde abrir mão de seu servidor próprio, ganhando agilidade e maior confiança na segurança dos dados. “Foi fundamental para o nosso crescimento”, diz Pimentel. A empresa conseguiu se dedicar mais à estrutura de inteligência. Faz parte do dia a dia da Agrometrika analisar uma série de indicadores e enviar dados aos clientes importantes para a análise de crédito, como a variação de preços agrícolas, produtividade estimada e custos de produção. “Ganhamos mais agilidade nesse processo”, diz Pimentel.
Em um ano e meio, desde que começou a utilizar os serviços em nuvem, a empresa deu um salto de crescimento. A Agrometrika passou a atuar em novos segmentos, como o de distribuidores de insumos, com várias redes de lojas espalhadas pelo interior do país. O faturamento da empresa este ano deve ser 30% maior do que o de 2014. “Mesmo em um ano de crise, vamos crescer”, afirma Pimentel.
Hoje, a empresa possui 24 clientes, entre eles o Banco Indusval e a Arysta LifeScience, do setor defensivos agrícolas. Faz parte dos planos da Agrometrika ampliar a presença em outros mercados, como o de cooperativas. “O objetivo é aumentar a capilaridade da empresa”, explica Pimentel. “Se não tivéssemos encontrado uma solução em nuvem para garantir a proteção de dados e o acesso dos clientes a eles, não teríamos iniciado a expansão
Fonte: Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário