sexta-feira, 26 de junho de 2015

OneDrive: as 20 melhores dicas para usar o serviço de nuvem da Microsoft

Crédito: Microsoft
OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, conta com uma enorme diversidade de recursos para facilitar a organização de documentos online - o suficiente para confundir usuários menos experientes. Caso você não esteja acostumado a utilizar o OneDrive, veja 20 dicas super fáceis.

A nuvem da Microsoft oferece inicialmente 15 GB de armazenamento gratuito. Mas, felizmente, esse espaço pode ser aumentado. Convidar amigos para usar o OneDrive rende 500 MB de espaço cada, até o limite de 5 GB. Já ativar o recurso "backup de câmera" no aplicativo do OneDrive para Windows Phone,iOS ou Android, duplica o valor de armazenamento inicial, dando mais 15 GB gratuitos. 
Quem é assinante do Microsoft Office 365 terá direito a armazenamento ilimitado no OneDrive. Isso ainda não foi implementado, mas a Microsoft afirma que acontecerá e breve. Não é preciso fazer nada, a funcionalidade aparecerá para os clientes quando for liberada na sua conta Microsoft.
2. Use IFTTT para automatizar tarefas no OneDrive
IFTTT é uma plataforma que permite automatizar tarefas em uma série de aplicações, incluindo o OneDrive. Usando algumas das receitas você pode salvar na nuvem todas as fotos em que foi marcado no Facebook instantaneamente (ifttt.com/recipes/62844), por exemplo. Também é possível guardar as faixas favoritadas do SoundCloud (ifttt.com/recipes/152732), fazer backup de fotos do Instagram(ifttt.com/recipes/62827) e assim por diante. Veja outras opções de receitas (ifttt.com/onedrive).
3. Use o controle de versão
Assim como o Word possui o “Track changes”, o OneDrive conta com a ferramenta de controle de versão. Elas têm a mesma finalidade: saber quais edições foram feitas em um documento compartilhado e por quem. A nuvem da Microsoft guarda até 25 versões de um mesmo arquivo.
4. Selecione as pastas que deverão ser sincronizadas
Você não precisa sincronizar todos os diretórios dos dispositivos onde usa o OneDrive. Escolher apenas algumas pastas pode economizar bastante espaço no seu smartphone ou tablet. Para isso, entre no app móvel, vá até as preferências e desmarque os locais que julgar não precisar de sincronização.
5. Compartilhe arquivos e pastas
O compartilhamento de arquivos e pastas é uma das grandes vantagens de se trabalhar na nuvem. No OneDrive fazer isso é bem simples. Basta selecionar o conteúdo desejado e clicar no botão “Compartilhar”, no topo da página. Você pode inserir quantos endereços de e-mail desejar e ainda adicionar uma descrição rápida antes de enviar o convite.
6. Salve anexos do Outlook
No início do ano, a Microsoft lançou o recurso para salvar anexos do Outlook.com direto na nuvem, o que evita perder tempo usando o disco rígido como intermediário no processo. Para isso, basta abrir o e-mail com arquivo e clicar no link “Salvar no OneDrive”.
7. Pesquise texto dentro de fotos
A busca do OneDrive consegue vasculhar o que está escrito dentro dos arquivos, e isso vale não só para documentos como para imagens. Se você tem uma foto com texto, como por exemplo um screenshot, abra-a e clique no ícone de informação (o “i” dentro de um círculo). O texto registrado pela imagem é listado sob o título “Extraído”, podendo ser copiado e colado em outro local.
8. Crie widgets de pastas
O app para Android permite criar widgets na tela inicial para pastas específicas. O processo é simples: entre no menu de widgets na tela inicial, selecione o OneDrive e escolha a pasta. O ícone de atalho pode ser o de uma foto que ajude a identificar facilmente a pasta se for caso de fotos ou vídeos.
9. Incorpore apresentações em sites
Uma coisa bem útil do OneDrive é a capacidade de incluir uma apresentação de slides do PowerPoint em outros sites. Selecione o arquivo, clique nos três pontinhos localizados no topo da página na versão web e escolha “Inserir”. Na tela que será aberta, aperte o botão “Gerar” para que seja exibido o código HTML.
10. Restaure um arquivo excluído


11. Leia arquivos offlineUma ótima característica da nuvem da Microsoft é a capacidade de restaurar arquivos excluídos. Clique no menu a lixeira, localizado na barra à esquerda, selecionar os arquivos a ser recuperados e pressionar o botão “Restaurar”.

Para ler arquivos do OneDrive mesmo offline, primeiramente clique no ícone na bandeja do sistema e selecione “Configurações”. Depois marque a opção “Tornar todos os meus arquivos disponíveis mesmo quando este PC não estiver conectado à Internet”. Esta opção ocupa bastante espaço no disco rígido, por isso é recomendada apenas para quem tem boa capacidade de armazenamento.
12. OneDrive para Xbox
Há app do OneDrive disponível para o Xbox 360 e Xbox One, o que permite ver fotos e vídeos na televisão de forma bem simples. O serviço de nuvem recodifica o vídeo na hora em que está sendo carregado, fazendo com que qualquer formato seja executado sem problemas.
13. Use o aplicativo de senhas para fazer login
O OneDrive conta com um recurso chamado “aplicativo de senhas”, que permite fazer login nos serviços da Microsoft de uma só vez. Para ativá-lo, vá até as configurações, entre em “Segurança e Privacidade” e clique em “Criar Novo Aplicativo de Senhas”. A opção é útil caso tenha configurado a autenticação em duas etapas e não consiga digitar o código secundário. 
14. Defina senha no app móvel
O aplicativo móvel do OneDrive pode ser configurado de forma a requisitar uma senha adicional, para aumentar a segurança de seus arquivos. Vá em configurações, ative a opção “Requisitar código” e crie uma senha de quatro dígitos. Ao fazer isso, o código precisará ser informado sempre que acessar arquivos na nuvem a partir do app.
15. Crie pesquisas online
É possível criar questionários online com o OneDrive. No menu “Novo”, selecione “Pesquisa do Excel” para iniciar a elaboração das perguntas. Na janela em questão, digite o título da pesquisa, uma breve descrição sobre ela e insira as perguntas. Você pode definir que tipo de resposta prefere e quais são de preenchimento obrigatório.
16. Analise o status das fotos
Ao visualizar uma foto enviada para o OneDrive é possível consultar todos os dados Exchangeable image file format (Exif) da imagem. O serviço mostra informações como dispositivo a partir do qual foi feito o upload, data do registro e até o mapa de onde a fotografia foi tirada.
17. Acesse vários PCs
Você pode instalar o OneDrive para desktop em vários computadores Windows e acessar todos eles a partir da versão web, no menu PC. A busca de arquivos, no entanto, não está disponível para Windows 8.1.
18. Organize melhor suas fotos
É claro que você pode criar pastas de fotos no OneDrive, mas o serviço conta com uma seção especial para organizar esses arquivos. Ela se chama “Álbuns” e exibe as imagens de forma mais bonita, em tela em cheia quando selecionadas, além de oferecer miniaturas maiores. Para criar um álbum é preciso clicar no menu “Fotos”, na barra à esquerda, e então selecionar “Álbuns” no topo da página.
Diferentemente do Windows 8.1, o Mac possui recurso nativo de sincronização seletiva, que permite escolher pastas e arquivos para download ou upload. Para ativá-lo, clique no ícone do OneDrive na barrade menu, escolha “Preferências” e toque na aba “Escolher pastas”. Aí é só desmarcar os diretórios que não quer sincronizar.
20. Defina imagem de miniatura às pastas



Definir uma miniatura para as pastas facilita muito na organização visual. O primeiro passo para isso é entrar na pasta e carregar a imagem desejada. Depois clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione “Adicionar como capa”.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário