quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cinco maneiras de reduzir seus custos na nuvem

Manter suas contas mensais de computação em nuvem sob controle não é fácil. O processo é complexo e composto por dezenas de diferentes fatores, como o núcleo do processador, unidades de armazenamento, tamanho da memória RAM e transferências de dados. Felizmente, se você faz uso de serviços globais, existem recursos e serviços online que podem ajudar a calcular e reduzir os custos através da utilização de uma série de escolhas inteligentes.
Calculadoras 
Alguns provedores de nuvem oferecem calculadoras para ajudar a estimar os custos da carga de trabalho em sua plataforma. Entre eles estão:
Ponto de atenção: É possível que você pense sobre suas necessidades de computação em nuvem em termos diferentes de como o provedor de nuvem oferece os seus serviços. A Amazon, por exemplo, tem dezenas de diferentes ofertas de serviços que vão além das noções básicas de computação, armazenamento e transferência de dados. O que pode deixá-lo confuso. Por exemplo, mesmo recebendo uma resposta simples, como quantas horas estão incluídas na assinatura mensal (dias corridos reais multiplicado por 24), algumas calculadoras nuvem assumem um mês 720 horas.
Comparação 
Algumas empresas oferecem relatórios de comparação e serviços interativos para ajudar a determinar qual provedor de nuvem tem a melhor oferta. Alguns são gratuitos, outros não (ver tabela). Portanto, é importante entender o modelo de negócio antes de optar por este tipo de ajuda.
 comparadoresnuvempeq
Ponto de atenção: é preciso decidir o nível de análise necessário. Alguns serviços são muito amplos e avaliam muitos players, enquanto outros oferecem uma análise mais profunda de alguns, apenas. Diante das centenas de serviços de nuvem existentes, nem mesmo o serviço mais abrangente - o CloudHarmony - consegue avaliar a maioria deles.
Alguns comparadores pagos são bastante caros (chegam a custar até quatro dígitos por mês), e focam em clientes com grandes implementações de nuvem. Assim, se seus custos de nuvem não forem superiores a mil dólares, escolha um dos serviços gratuitos.
Aqui estão cinco maneiras de usá-los para  economizar:
1. Encontre o provedor de nuvem mais barato para um tamanho específico de carga de trabalho
Todos os serviços de comparação de nuvem fazem um trabalho decente de descobrir a resposta para esta questão, com mais ou menos detalhes. Com os serviços interativos, você começa especificando o tamanho de sua máquina virtual: CPU, RAM, disco e sistema operacional e, em seguida, eles dizem o custo mensal para operar essa máquina virtual ao longo de um determinado período de tempo. 
Se você não tiver certeza de qual nuvem melhor atenderá às suas necessidades, comece a pesquisa pelos serviços Cloudorado ou CloudHarmony, que cobrem um maior número de provedores. 
Potencial: redução de 10% a 25% do total do custos, se você comprar com o devido cuidado
2. Planeje com antecedência usando instâncias reservadasA Amazon introduziu o conceito de instâncias reservadas, assim você pode economizar um pouco de dinheiro se planejar com antecedência. Outros  players de nuvem têm tentado acompanhar este movimento. 
Se você pretende comparar instâncias reservadas, alguns serviços podem ajudar, como o Cloudability, o PlanForCloud e o CloudHealth.
Oportunidades: Eles são úteis, particularmente, em relação aos custos de computação e armazenamento, que podem ser planejados com antecedência
 Potencial: até 33% de economia, mas você tem que desembolsar uma quantidade razoável de dinheiro como adiantamento.
3. Otimizar a despesa global com a AWSQuase todos os serviços de comparação cobrem muitas ofertas da Amazon. O CloudHealth, o Cloudability e o Datapipe focam na AWS. Comece por eles. 
O Datapipe tem um modelo de negócio interessante, que permite gerir as suas contas da AWS. Custa 3,5 mil dólares por mês, no mínimo. Portanto avalie o quanto ele te permitirá economizar, antes de contratar. No caso de valer a pena, o serviço permite visualizar as tendências históricas e tomar decisões sobre planejamento de capacidade, consolidar várias contas em um único painel e revisar a sua conta de segurança também. 
Oportunidades: O AWS é coberto por quase todos os serviços pagos.
 Potencial: varia muito, dependendo de qual serviço você usa.
4. Distribuir as cargas de trabalhoUm dos truques mais interessantes do uso de recursos de computação em nuvem é que te permite pensar diferente, como costumava dizer Steve Jobs. Em vez de usar uma instância específica da CPU para uma carga de trabalho específica, pode fazer mais sentido dividir a carga de trabalho entre várias instâncias diferentes e menores, mais baratas. Em alguns casos, você pode reduzir significativamente a sua fatura.
Para executar este tipo de análise, opte pelo compardor Cloudorado, que tentou normalizar todas as medições da CPU utilizando o Unixbench. O serviço CloudHarmony, por sua vez, faz uso de benchmark SPEC CPU. Ambos tentam comparar maçãs com maçãs. Você provavelmente ainda terá que usar seus próprios valores de referência para se certificar de que a sua máquina virtual está configurada da melhor forma para lidar com uma carga de trabalho específica.
Potencial: a economia pode ser enorme; mais da metade de seus gastos, em alguns casos.
5. Encontrar um plano de suporte mais eficaz em termos de custos
Nem sempre o nível de suporte que você precisa coincide com o que é oferecido por cada provedor de nuvem. E você pode não saber o que você realmente precisar, até se ver em apuros. Nesse particular, dois serviços, o Cloudorado e o PlanForCloud, podem realmente brilhar.
A PlanForCloud mostra detalhes sobre os planos de suporte de que cada um dos seis provedores que cobre, em forma de tabela. Se ainda assim você precisar de mais detalhes, pode pagar por um relatório personalizado.
 
O Cloudorado não chega a ser tão detalhado, mas permite a exclusão de algumas ofertas na hora da comparação. 
 
Potencial: varia, mas pode chegar ao corte de  várias centenas de dólares por mês.

Fonte: CIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário