A estratégia do Data Lake 2.0 engloba novos recursos do Core, o produto “Edge” definido por software e recursos de nuvem híbrida
· A nova geração da NAS scale-out Isilon para dar suporte à estratégia do Data Lake 2.0 expande os recursos principais do data lake para o Edge corporativo e a nuvem
· O novo produto Software-Defined Storage, IsilonSD Edge, para oferecer gerenciamento de dados de baixo custo para infraestruturas em home office
· O novo sistema operacional de última geração EMC Isilon OneFS, para otimizar o armazenamento central de dados não estruturados no data lake
· O EMC Isilon CloudPools amplia o armazenamento de dados não estruturados em nuvens públicas, proporcionando capacidade de escalabilidade, economia e flexibilidade
Release completo:
A EMC Corporation (NYSE: EMC) anuncia a última geração do Data Lake da NAS scale-out Isilon, que inclui novos produtos e recursos que entregam às empresas o fácil dimensionamento para locais periféricos e, também, para nuvens públicas. Os novos produtos — Isilon SD Edge, a última geração do Isilon OneFS e do Isilon Cloud Pools — aprimoram o data lake permitindo que os dados não estruturados estejam disponíveis não apenas no datacenter principal, mas também em locais periféricos do datacenter, como em escritórios remotos e arquivamentos na nuvem. Projetado para oferecer um data lake mais eficiente, as novas soluções EMC Isilon consolidam várias cargas de trabalho e permitem que os usuários acessem e analisem dados de todos os locais.
Três grandes tendências estão transformando as empresas. Primeiro, elas estão se tornando mais globais com a força de trabalho distribuída. Segundo, o volume de dados não estruturados está crescendo rapidamente e dobrando a cada dois anos, o que aumenta a necessidade de gerenciá-los de maneira eficiente e monetizável. Por último, a nuvem híbrida tornou-se a opção preponderante para os clientes executarem seus datacenters de maneira eficiente e eficaz.
A estratégia do Data Lake 2.0 da EMC e os novos anúncios feitos estão no centro do gerenciamento desses desafios. As implementações anteriores do data lake se limitavam a retirar apenas dados disponíveis de sua unidade principal — ou próximo a ela. Agora, há maior necessidade de expansão do Data Lake 2.0 e a necessidade de que ele seja capaz de gerenciar dados não estruturados de maneira simples e consistente, não apenas no datacenter principal, mas também em locais periféricos e na nuvem.
Oferecendo armazenamento Edge eficiente definido por software
O EMC IsilonSD Edge é uma nova solução definida por software projetada para simplificar o gerenciamento de dados em escritórios remotos ou em locais periféricos com economia. Historicamente, os locais periféricos apresentavam desafios quanto ao custo, à baixa capacidade, à complexidade de gerenciamento, a formatos conflitantes e à governança irregular. Isso afetou a produtividade dos operadores de informações nesses locais, bem como a capacidade de visualização e gerenciamento de dados pela TI. O IsilonSD Edge é uma oferta 100% definida por software e executada em hardware genérico e dá suporte ao VMware ESX, podendo ser totalmente integrado ao VMware vCenter para fácil gerenciamento. O IsilonSD Edge não sacrifica nenhuma das capacidades do sistema operacional OneFS e apoia todos os serviços de dados e protocolos, ao mesmo tempo que pode ser dimensionado para até 36 TB, replicando dados perfeitamente no core e distribuindo-os a partir desse local. O IsilonSD Edge será gratuito para uso não relacionado à produção e licenciado por cluster para uso com finalidade de produção.
Otimizando o Core com a última geração do OneFS
Além de estender o data lake a locais periféricos, a EMC também o está aprimorando por meio do novo sistema operacional de última geração Isilon OneFS. Essa oferta é projetada para aprimorar a resiliência, simplificar o gerenciamento, aumentar a eficiência e proporcionar operações contínuas para grandes data lakes. Uma melhoria importante é o suporte completo ao NDU (Non-Disruptive Upgrade, upgrade não disruptivo). O OneFS, que já dava suporte a NDU para pequenas famílias de códigos, agora funciona em famílias de códigos maiores, aprimorando a resiliência do data lake. O data lake mais resiliente ajudará a assegurar a inexistência de tempo de inatividade para usuários e cargas de trabalho de aplicativos durante grandes upgrades.
A última geração do OneFS também apresenta recursos flexíveis de reversão de upgrade de software que permitirão aos usuários restaurar seus ambientes de aplicativos ou de usuário final a um estado anterior ao upgrade, quando for necessário. Essa funcionalidade proporciona aos gerentes de infraestrutura opções granulares para garantir uma experiência tranquila ao usuário e tempo de operação contínuo para ambientes críticos.
Estendendo para a nuvem com o CloudPools
Além das soluções centradas em core e edge, a EMC oferece também o EMC CloudPools, um novo aplicativo de software para a linha de produtos Isilon, que possibilitará ser estendido facilmente para nuvens públicas, privadas e híbridas. Grande parte dos dados na empresa são "dados frios" — dados raramente usados — que precisam ser mantidos para fins normativos e de conformidade. O CloudPools possibilitará que o Isilon classifique nativamente os dados em níveis para nuvens públicas como Amazon Web Services, Microsoft Azure e VirtuStream sem a necessidade de um gateway de nuvem. O CloudPools permite, também, a expansão do datacenter para o EMC ECS (Elastic Cloud Storage) e o Isilon como uma nuvem privada. O Isilon estende seu namespace principal até a nuvem para garantir o acesso aos dados, independentemente da localização. Quando os dados são classificados em níveis na nuvem, eles são criptografados em trânsito e compactados para garantir a segurança dos dados corporativos em repouso na nuvem. Isso possibilita que as organizações ampliem seus data lakes para lidar com a capacidade de escalabilidade na nuvem, ao mesmo tempo em que garante a consistência e o acesso simplificado aos dados e seu gerenciamento.
SOBRE A EMC
A EMC Corporation é líder mundial em possibilitar que empresas e provedores de serviços transformem suas operações e ofereçam a TI como serviço. A computação em nuvem é fundamental para essa transformação. Oferecendo produtos e serviços inovadores, a EMC acelera a jornada rumo à computação em nuvem, ajudando os departamentos de TI a armazenar, gerenciar, proteger e analisar seus ativos mais valiosos (as informações) de um modo mais ágil, confiável e econômico. Informações adicionais sobre a EMC podem ser encontradas em brazil.EMC.com.
Fonte: SEGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário