terça-feira, 22 de setembro de 2015

Cloud Híbrida: a evolução da computação em nuvem

Até pouco tempo atrás, Cloud Computing (computação em nuvem) era apenas uma tendência. Hoje, soluções em Cloud fazem parte da vida diária de grande parte da população, seja para acessar arquivos, receber conteúdo interativo como música e vídeos on demand ou executar diferentes tarefas através da internet.

Mas o serviço de Cloud não se limita às demandas diárias de usuários, diversas corporações podem, e devem, se beneficiar desta estrutura para executar suas aplicações, armazenar grandes volumes de informações, disponibilizá-las em tempo real a seus clientes e mitigar riscos de indisponibilidade devido a falhas operacionais, por exemplo. Com o passar do tempo, a necessidade do mercado aumentou e alguns provedores entenderam essa demanda.

Porém, devido ao alto custo para a elaboração de uma Cloud Privada, os provedores começaram a oferecer Infraestrutura de cloud como serviço, surgindo então as Clouds Públicas. Atualmente, temos um novo conceito de computação em nuvem, que chamamos de Cloud Híbrida, tecnologia que oferece aos seus usuários os benefícios tanto da Cloud Pública quando da Privada.

A Cloud Híbrida se apoia no alicerce de expansão dos recursos computacionais de uma companhia, sem precisar abrir mão do investimento em tecnologia de armazenamento feito anteriormente. A Cloud Híbrida possibilita também como complemento a DRaaS (Disaster Recovery as a Service). Ou seja, empresas que já utilizam Cloud e que precisam de um ambiente de infraestrutura em ambiente remoto, como, por exemplo, a expansão de um datacenter local para um externo que fique distante o bastante para garantir a integridade dos dados em caso de um desastre, podem se beneficiar desta tecnologia.

Entre as diversas facilidades que a plataforma de Cloud Híbrida oferece para uma empresa está a facilidade para elaborar, implementar e gerenciar aplicativos com alta performance e alta disponibilidade em termos de capacidade de recursos, já que não existe a necessidade de investir em nova infraestrutura ou em novas ferramentas de gerenciamento.

Entendendo que muitas empresas atuam com focos diferentes e que estes podem mudar rapidamente, a Cloud Híbrida oferece ainda rápida escalabilidade, ou seja, os recursos de computação adicionais podem ser alocados instantaneamente e com maior fluidez e elasticidade, atendendo às demandas de negócios devido aos momentos de pico e ao crescimento ou retração da empresa.

Esse benefício fica muito claro, por exemplo, para empresas que vendem produtos com muita sazonalidade, que para alcançar o sucesso nas vendas, a escalabilidade faz toda a diferença. Com a Cloud Híbrida, empresas que possuem um centro de dados próprio podem expandir os seus recursos dela, sem a necessidade de aumentar seu parque já existente., conectando sua infraestrutura em nuvem já existente internamente a um ambiente externo em nuvem pública.

No momento de contratar o ambiente de Cloud Híbrida, a escolha do cliente baseia-se principalmente na facilidade de integração entre seu ambiente existente e a Cloud Pública que irá utilizar. Quão mais fácil for a integração dos ambientes, maior será a atratividade para o cliente.

No geral, o mercado se prepara para atender tal demanda com diferentes provedores de soluções. Cada um com uma especialidade diferente, mas sob o mesmo pretexto de distribuir as cargas computacionais.

Alexandre Coconesi é gerente de produtos do UOLDIVEO


Nenhum comentário:

Postar um comentário