quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A Evolução no Armazenamento dos Dados ao longo dos anos

Crédito: Google

O homem pré-histórico tinha basicamente duas preocupações: abrigar-se contra o frio, vento e chuva; caçar sua alimentação para sobreviver. Com o passar dos milênios a espécie evoluiu ao ponto de criar maneiras para facilitar a coleta de alimentos e o seu armazenamento. Registros históricos comprovam que as primeiras civilizações do Egito já possuíam técnicas para armazenagem dos grãos e conservação de peixes. Em meados do século XIV é inventada a primeira geladeira industrial e, posteriormente, um grande número delas ocupam também os espaços residenciais.

Em pleno século XXI ninguém se preocupa em como guardar um iogurte, o restante do jantar ou a carne para o churrasco do fim de semana; basta abrir a geladeira e está tudo resolvido. Há, contudo, outro problema: como guardar as imagens da câmera digital pra fazer novas fotografias? Ou, onde guardar aqueles arquivos de vídeo e música baixados na internet? Por sorte, também já existem soluções para o armazenamento de informações: os pen-drives, cartões de memória e clouds. 

Há quem diga que em um futuro não muito distante o volume de informações produzido pela humanidade só será suportável por dispositivos com capacidade de armazenamento quintuplicada, quando comparados aos dispositivos atuais. Evidentemente, a previsão é fundamentada em vasto sentido lógico, considerando que ainda no início do século eram utilizados disquetes.

Opções como o armazenamento na “nuvem” – também conhecido como cloud computing – já estão sendo utilizadas desde 2007 para tentar “conter” os problemas de armazenamento de dados em ambientes públicos, corporativos e individuais. No que se refere à interpretação de dados que surgem em grande volume, variedade e velocidade, a tecnologia definida como Big Data tem sido a solução para coleta e extração de valores das informações acumuladas em interações sociais da internet e softwares de mapeamento, por exemplo.

Além da utilização dessas ferramentas avançadas para armazenamento e compreensão dos dados, diversos administradores estão buscando alternativas práticas para o armazenamento das informações em trânsito, por parte dos colaboradores. Uma das possibilidades em ascensão percebidas no mercado promocional é o pen drive personalizado (http://www.davanasbrindes.com.br/produtos/pendrives), de modo a fornecer um dispositivo particular para o armazenamento de arquivos. 




Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário