sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Faça chover com o EMC Hybrid Cloud

Hoje, a previsão tecnológica para inclui um deslocamento acelerado para a nuvem híbrida. Com mais de 75% das organizações de TI empresarial implementando soluções de nuvem híbrida, a previsão é de que a adoção dessa tecnologia continue a crescer. Em apenas alguns anos, a nuvem híbrida tornou-se a solução preferida para oferecer serviços de TI e estimular a transformação das empresas. Essa mudança de clima permite que a TI aproveite melhor os prestadores de serviços e de nuvens públicas, oferecendo novos serviços de aplicativos com mais flexibilidade e agilidade. Além disso, ajuda a TI a otimizar suas nuvens privadas, oferecendo serviços de aplicativos tradicionais com mais eficiência e segurança. Com o anúncio sobre a nuvem híbrida, a EMC agrega ainda mais aos horizontes desses dois mundos.

Os novos recursos fornecem mais confluência entre as tecnologias de armazenamento e proteção da EMC, criando a condição perfeita para oferecer maior retorno para os negócios. A nova tecnologia de automatização aumenta a eficiência das soluções de nuvem híbrida armazenando as informações no lugar certo, a um custo justo. Os novos recursos de proteção ampliam os serviços de dados e fornecem um caminho para sua infraestrutura segura de nuvem híbrida. A convergência entre armazenamento e proteção elimina estruturas isoladas para impulsionar os níveis de serviço com a combinação ideal de custo, desempenho, disponibilidade, replicação, backup e arquivamento.

Veja como ou, mais crucial ainda, saiba POR QUE isso importa.

Em relação ao armazenamento, as melhorias do VMAX permitem que a colocação e a movimentação de informações na solução de nuvem híbrida sejam automatizadas e transparentes. O VMAX e o VNX agora permitem a transferência de dados inativos para uma nuvem externa, a fim de reduzir os custos enquanto os dados permanecem acessíveis. Isso proporciona uma elasticidade de recursos para responder a picos de serviços, deixando espaço livre para a superatribuição. Além de permitir que com um simples clique as cargas de trabalho se movimentem entre o armazenamento VMAX e o armazenamento em nuvem para dar suporte a projetos e testes.

Nos bastidores, o Cloud Array está incluído no mesmo pool de recursos de armazenamento do que outros níveis de armazenamento do VMAX3 e arrays conectados ao FAST.X. Usando o gerenciamento de SLO (Service Level Objective), os administradores atribuem um SLO a um aplicativo e o sistema decide o local mais eficiente para armazenar os dados. No caso de aplicativos que exigem um desempenho moderado, os dados podem ser movidos para uma nuvem externa, visando reduzir os custos. Para aplicativos que precisam de um SLO mais elevado, um simples clique pode alterar a política e promover os dados a um nível mais rápido, a fim de aumentar o desempenho.

 O gerenciamento desses níveis é abstraído, permitindo que os administradores alcancem o SLO desejado sem se exporem às complexidades dos bastidores. Dessa maneira, a EMC consegue oferecer uma solução integrada de nuvem híbrida de maneira simples e eficiente. Essa é uma ótima notícia para as equipes que gerenciam vários storage arrays.

Quanto à proteção, os novos recursos protegem seus dados onde quer que eles estejam armazenados – nuvem pública, privada ou híbrida. A TI pode oferecer o nível de serviço adequando aproveitando a continuidade dos serviços de proteção, desde a disponibilidade até o backup e o arquivamento. Veja alguns dos destaques mais interessantes.

O Cloud Boost 2.0 oferece melhor desempenho, gerenciamento e flexibilidade para fazer backup usando uma variedade de provedores de nuvem, entre eles EMC, Google, Azure e Amazon. As melhorias na compactação dobram a eficiência, reduzindo os requisitos de largura de banda e de capacidade e diminuindo os custos. O novo armazenamento de dados em cache acelera as operações de backup e recuperação, melhorando os RTOs (Recovery Time Objectives – recuperação de tempo de objetivos) e os RPOs (Recovery Point Objectives - objetivos de tempo de recuperação). As otimizações e ajustes na largura de banda oferecem maior throughput de rede para a nuvem, com um desempenho consistente e previsível. Para os administradores de backup, esses recursos solucionam importantes pontos críticos que tornaram o uso de provedores de nuvem como destino de backup em uma opção irreal.

O Data Domain 5.7 apresenta atualizações seguras de multi-tenancy em conjunto com a geração de relatórios de capacidade. Para aqueles backups cada vez maiores, uma gaveta com maior densidade aumenta a capacidade do sistema em 33%. O isolamento da rede permite o acesso seguro do administrador tenant por meio da especificação de endereços IP para restringir o acesso. Essa combinação permite que os administradores e usuários tenants executem a geração de relatórios e o monitoramento por autoatendimento. Com o DD 5.7, as organizações de TI podem atuar mais como prestadores de serviços internos, oferecendo maior visibilidade sobre o que os usuários estão consumindo e quanto isso realmente custa. 

O EMC Data Protection Suite para backup e arquivamento era a cereja que faltava no bolo da EMC para finalizar o pacote e oferecer uma solução completa de backup e arquivamento. O novo mecanismo de política universal do NetWorker 9 automatiza e simplifica a proteção independentemente de onde os dados residem. Nos bastidores, o mecanismo de política automatiza os movimentos dos dados protegidos por entre os níveis de armazenamento. Os dados protegidos podem ser armazenados localmente para acesso imediato, enquanto os dados frios podem ser enviados para destinos de nuvem mais econômicos.

Além disso, os novos serviços em comum possibilitam maior integração. O DP Search, unificado ao Avamar e ao NetWorker, agora dá suporte à indexação por texto e por metadados de file systems e de backups NDMP. A principal habilidade do DP Search é proporcionar novas percepções e retorno comercial a partir dos dados de backup. Quando combinado com o CloudBoost, NetWorker e Avamar, como uma camada de armazenamento em nuvem, ele oferece uma forma de substituir as fitas pela retenção a longo prazo usando uma opção confiável e flexível de armazenamento em nuvem.

Os usuários podem esperar que daqui para frente os serviços de armazenamento e proteção da EMC continuem a se tornar mais integrados à infraestrutura de nuvem híbrida. Apesar de a grande variedade de novos recursos disponíveis hoje, tenha a certeza de que a previsão é de mais soluções inovadoras pela frente.

As soluções em nuvem híbrida transformarão a TI para oferecer serviços com mais valor para o negócio. Fornecer serviços de TI usando recursos em nuvem não envolve mais uma escolha entre nuvens públicas "OU" privadas. Em TI, as escolhas sempre incluem um "E". E muitos contam com a EMC para atender a suas necessidades de TI e apoiar essas escolhas – faça chuva ou faça sol.

Fonte: Maxpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário