quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Diferenciação com aplicações em Nuvem

A constante evolução da Tecnologia da Informação tem garantido que empresas e pessoas utilizem cada vez mais recursos de gerenciamento e controle para solucionarem problemas. Nesse sentido, uma das opções crescentes é a utilização de Computação em Nuvem para otimizar processos, reduzir custos e melhorar resultados.
 
Esse poderoso recurso, também conhecido como Cloud, vem evoluindo rapidamente e irá se tornar um dos segmentos mais importantes de TI. Com diversas vantagens, permite liberar as empresas para a gestão de seus negócios sem terem que se preocupar com o controle da infraestrutura de tecnologia.
 
O mercado de Infraestrutura de Serviços na Nuvem (IaaS) deve movimentar mundialmente mais de US$ 15 bilhões em 2015, um aumento de mais de 30% em comparação com 2014 e que indica que cada vez mais aplicações na nuvem serão uma realidade nas empresas, inclusive nas brasileiras.
 
Os números refletem as principais vantagens no uso de sistemas na Nuvem: flexibilidade, uso sob demanda, redução de custos, agilidade e mobilidade. A demanda por esse tipo de serviço tem sido impulsionada por diversos fatores relevantes como, por exemplo, o crescimento explosivo dos dados, a facilidade na obtenção de recursos computacionais e a necessidade de acesso a esses dados a qualquer horário e a partir de qualquer lugar.
 
Empresas de todos os tamanhos que estão aderindo ao mundo Cloud estão conseguindo reduzir custos e aumentar sua capacidade de inovação. Porém, como em toda mudança tecnológica, é preciso que as organizações estejam preparadas para enfrentar desafios como as questões de segurança e de privacidade, além do desenvolvimento de soluções confiáveis para gerenciar acesso, riscos e conformidades.
 
A maior preocupação dos usuários de computação em Nuvem está relacionada com segurança. Um elemento importante da segurança na Nuvem é a privacidade das informações, especialmente quando relacionada à Nuvem pública, e esse é um dos principais desafios para os gestores de TI. Vale destacar que as soluções de Nuvem privada e de criptografia de dados aumentam de maneira significativa  a segurança nesses ambientes.
 
É por essa razão que atuar com parceiros de desenvolvimento e adotar uma boa governança de TI garante sucesso na utilização de aplicações armazenadas na Nuvem, inclusive no alinhamento com o planejamento estratégico das organizações. Em nome da flexibilidade e da capacidade de expansão da Nuvem, a governança surge com a responsabilidade de gerenciar esse processo de mudança e garantir que as vantagens do mundo Cloud superem os riscos de segurança.
 
Com o uso crescente de sistemas armazenados na Nuvem e com a redução da complexidade de implantação, as empresas que já adotam essa modalidade têm obtido cada vez mais vantagens, inclusive financeiras, uma vez que os custos fixos viram despesas conforme o uso e as atualizações das versões e dos sistemas são constantes por ficarem sob a responsabilidade dos parceiros de desenvolvimento e de armazenagem.
 
Notamos um aumento do desenvolvimento de soluções Cloud criadas especialmente para atender a novas necessidades específicas das empresas. Com isso, a tendência é irmos além do simples armazenamento de dados para um ambiente no qual a maioria das aplicações das empresas serão desenvolvidas para explorar as vantagens desse novo mundo digital. Com o uso de aplicações Cloud, as empresas brasileiras terão novas oportunidades de negócios. Basta saber quem sairá à frente para transformar aplicações tradicionais e de legado em versões modernas e que podem ser acessadas por dispositivos móveis e celulares.

Fonte: SEGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário